03/12/10

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, decidimos organizar uma actividade, tendo esta  sido direccionada para os mais novos, neste caso para alunos do 4º ano, no sentido de os sensibilizar para estas causas. Primeiramente, realizámos uma apresentação em Power Point, onde de forma bastante sintética debatemos os pontos fulcrais sobre o tema. Após a apresentação, os alunos receberam um papel e nele tinha que escrever a continuação da frase "Ser especial é...". 
De seguida, estes alunos dividiram-se em quatro grupos, tendo sido divididos por vários pontos, pelos quais iam rodando.
  • No primeiro ponto tinham que andar de cadeiras de rodas;
  • No segundo ponto barravam manteiga numa fatia de pão, utilizando apenas uma das mãos para o fazer;
  • No terceiro ponto estavam de olhos vendados e eram guiados pelo seu par, de forma a contornar os obstáculos;
  • No quarto ponto andavam de andas;
No final as crianças acabaram por perceber que não é fácil viver e movimentar-se quando se está  limitado a alguns níveis.

Foi bastante interessante e gratificante esta actividade. Ficamos felizes por saber que as crianças gostaram dela e que sabem que não devem discriminar alguém simplesmente só porque esse alguém é deficiente e que esse alguém merece ser tratado com respeito, podendo amar, casar, passear, como qualquer pessoa dita "normal". É bom que as crianças tenham a consciência disto. Sendo assim, podemos dizer que o balanço desta actividade foi bastante positivo.
Aqui se seguem algumas fotos: 



Apresentação do Power Point e esclarecimento de dúvidas


Quando colocaram os seus pais com a continuação da frase "Ser especial é..." no cartaz


Actividade na cadeira de rodas

Actividade a barra o pão apenas com uma mão


Actividade em que quem estava de olhos vendados tinha que ser orientado pelo par 

Actividade das andas

Queríamos agradecer aos restantes elementos da turma por nos terem ajudado; ao professor Adriano Rodrigues por nos ter facultado a sua aula para prepararmos o espaço, pela sua ajuda e por ter sido o fotografo; à professor Laura Pinheiro por nos ter facultado parte da sua aula para a realização da actividade; e, por fim, à professora Bernardete Amorim, que nos forneceu as andas. Muito obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário